Ano começa com pré-olímpicos em quatro confederações

Ano começa com pré-olímpicos em quatro confederações

Seis torneios pré-olímpicos movimentam o mundo do vôlei neste começo de ano. Desta segunda-feira, dia 4, até o dia 14 deste mês, três bilhetes para chave feminina do Rio 2016 e três para a masculina serão distribuídos, bem como 12 vagas de cada naipe nos pré-olímpicos mundiais, entre maio e junho. Na disputa sul-americana, em Bariloche, o Saída de Rede fará cobertura in loco, com o jornalista Sidronio Henrique.

O noticiário dos pré-olímpicos está no Melhor do Vôlei

Prós e contras no balanço de 2015 do vôlei

Como já houve a definição da Argentina como representante masculino do continente sul-americano nos Jogos, da Venezuela no pré-olímpico do Japão e da Colômbia no pré-olímpico de repescagem, a disputa será apenas entre as mulheres. Peru, Colômbia, Venezuela, Chile e Argentina se enfrentam num pentagonal, em disputa por pontos corridos, em Bariloche.

O Pré-Olímpico Europeu feminino começou em Ancara, nesta segunda, com uma folgada vitória da Turquia sobre a Croácia, uma virada da Rússia para vencer a Polônia no tie break e uma derrota holandesa para as alemãs em cinco sets. Na terça-feira, 5, será a vez dos homens, em Berlim, começarem a travar o duelo pelo passaporte olímpico – e com um jogão entre Sérvia e Polônia para encerrar a rodada.

Na América do Norte, Central e Caribe, a semana é de definição tanto no feminino quanto no masculino. Nos EUA, Porto Rico, Rep. Dominicana e Canadá desafiam as donas da casa num torneio quadrangular de pontos corridos. Já em Edmonton, os canadenses recebem mexicanos, cubanos e portorriquenhos, numa competição nos mesmos moldes da feminina.

Na África, o embate de janeiro será pela vaga masculina, em Brazzaville, no Congo – a disputa feminina, marcada para Yaundé, em Camarões, será em fevereiro.

Veja as datas de cada um dos pré-olímpicos de janeiro:

Europa
Feminino: 4 a 9 de janeiro (Ancara, Turquia)
Masculino: 5 a 10 de janeiro (Berlim, Alemanha)

América do Sul
Feminino: 6 a 10 de janeiro (Bariloche, Argentina)

Norceca
Feminino: 7 a 9 de janeiro (Lincoln, EUA)
Masculino: 8 a 10 de janeiro (Edmonton, Canadá)

África
Masculino: 7 a 14 de janeiro (Brazzaville, Congo)